domingo, 14 de fevereiro de 2016

José Saramago


                   José Saramago


 Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.

Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance,  Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista  Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino.

Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal  Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.


Obras publicadas:

José Mourinho


          José Mourinho


José Mário dos Santos Mourinho Félix GOIH (Setúbal, 26 de Janeiro de 1963) é um treinador de futebol português.
No Reino Unido popularizou-se a alcunha de The Special One depois de se auto intitular desse modo na sua primeira entrevista como treinador do Chelsea. Em Itália ficou conhecido como Lo Speciale e em Espanha como El Especial.
Em 10 de janeiro de 2011, foi eleito pela FIFA o melhor treinador do mundo, relativamente à época de 2010.

Carreira como treinador

Na década 90, Mourinho está no Estrela da Amadora (como preparador físico e depois, como adjunto) e no Vitória de Setúbal. Em meados da década, é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, passando rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se como braço direito do treinador inglês até quando muda para o FC Porto e, mais tarde, para o Barcelona.


Regresso ao Chelsea

Em 10 de Junho de 2013, José Mourinho foi oficialmente anunciado como novo técnico do Chelsea por quatro temporadas.


Em 17 de dezembro de 2015 foi despedido pelo clube londrino, depois de uma sucessão de maus resultados, pelo afastamento da Copa da Liga Inglesa e pelo facto de o clube ocupar um modesto 16º lugar, apenas com 15 pontos em 16 jogos (4 vitórias, 3 empates e 9 derrotas).
   
Prémios Individuais





 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

D.A.M.A

D.A.M.A (sigla para a expressão Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo) é uma banda portuguesa de pop/rap, originada de Lisboa, formada oficialmente em 2006. A banda atualmente é constituída por Francisco Pereira, Miguel Coimbra e ainda por Miguel Cristovinho.
Formação da banda:
A a banda é formada por dois rapers e um guitarrista, os dois rapers  conhecem-se desde os seis anos começando por escrever uma música na aula de português do 8º ano, acabando por precisar de um instrumental, por isso perguntaram ao seu amigo Miguel Cristovinho se queria entrar na banda. E assim se formou a banda dos D.A.M.A.